O conceito da Web.2.0 surge pela primeira vez em 2004, com o objetivo de criar uma sustentabilidade teórica para as mudanças que estavam ocorrendo na rede mundial decomputadores. Em artigo publicado em 2005, O´Reilly inicia uma série de reflexões sobre um fenômeno que estava acontecendo nos últimos anos, com o surgimento do Napster em 1999, o Blogger no mesmo ano e a criação da Wikipédia em 2001. Podemos afirmar que com o surgimento destas ferramentas na rede, observamos uma mudança de paradigma que deram origem ao conceito de escrita colaborativa. Apesar dos inúmeros questionamentos acerca da terminologia, não resta dúvida que as características da web existente hoje são muito diferentes da web que existia em 2000. Os espaços para a produção e publicação de conteúdos, facilmente realizados pelos internautas, eram muito limitados até o surgimento destas novas ferramentas, existindo de fato, uma necessidade de mudanças para que o internauta superasse uma atuação passiva,transformando-se em um colaborador ativo do ciberespaço.
http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana2/Textos_apoio/Web_2_e_a_EAD_-_Aprendizagem_Colaborativa.pdf
http://extensao.cecierj.edu.br/saladeaula/file.php/95/Semana2/Textos_apoio/Web_2_e_a_EAD_-_Aprendizagem_Colaborativa.pdf