domingo, 22 de novembro de 2009

Atualmente a Educação Brasileira passa por uma fase bem peculiar em que é patente o direcionamento das políticas públicas com foco na progressiva universalização do acesso com qualidade a todos os níveis e modalidades de Ensino.

Hoje, mais do que nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola, com seus professores e demais funcionários, não seja mais vista apenas como um conjunto de partes desconexas, que atuam de forma isolada. Mas, muito pelo contrário, pois a Escola deve ser vivida como uma unidade complexa, um sistema dinâmico, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a cultura local.

A melhoria dos indicadores educacionais só é possível pelo desenvolvimento de ações focadas no alcance de metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que, entre outras coisas, se relacionam à “Formação Continuada” dos profissionais do Ensino.

Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de profissionais ligados à Educação, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade !!!

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1618396

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Capacitando professores

Este blog pretende expandir a idéia de capacitação de professores, seja de profissionais no ambiente acadêmico, ou num ambiente empresarial.

Objetivos de aprendizagem
Apresentar a meta da capacitação de professores.
Preparar os participantes para o exercício de sua função como professor inovador. Capacitar o professor em práticas pedagógicas que utilizam as ferramentas web 2.0.

Segmento de ensino
Ensino profissionalizante.

Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas:
Orkut, Youtube, Skype (webconferência), Google docs.

Metodologia de aplicação:
Primeiramente, todos os participantes, deverão abrir uma conta no skype e no gmail para compartilharem informações através do skype e do google docs. A partir deste cenário, serão propostos pelo tutor textos e vídeos para que possam analisar e identificar práticas pedagógicas erradas e certas. A interação entre os participantes do grupo ajudará no aperfeiçoamento e na mudança em suas práticas educativas. A capacitação será semi presencial.

Forma de avaliação
A avaliação formativa será utilizada no decorrer da capacitação para que eventuais dificuldades sejam sanadas antes da aplicação de uma avaliação somativa. (Dinâmicas em grupo e atividades avaliativas)

Cronograma
Esta capacitação terá 72h de duração, sendo dividido da seguinte forma:

1ª Etapa
1º dia - 10h de treinamento: sendo 2h de coffee breaks e 1h de almoço.
2º dia - 10h de treinamento: sendo 2h de coffee breaks e 1h de almoço.

2ª Etapa
Curso on line, com prazo para término de 52h.